5 Etapas para uma correcta Gestão da Marca

Para começar vamos definir o que é a marca, de acordo com a American Marketing Association a marca é: “nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o produto de um vendedor e o diferencie dos restantes”.

Isso, seria o mesmo que dizer que somos o nosso nome, o que não é totalmente verdade, nós somos muito mais que um nome, somos uma personalidade, somos uma cultura, somos os nossos relacionamentos, somos os nossos medos, somos as nossas conquistas.

Com as marcas acontece o mesmo, não é o logótipo que irá arrebatar o coração de um potencial consumidor, é a sua história, a sua personalidade em nos conquistar por aproximação de ideais. Falamos de um jogo de sedução, que ultrapassa qualquer combinação de cores ou representações visuais da marca.

A Coca-Cola é alegria, a Apple inovação e a Nike uma marca que nos faz acreditar que é possível, estes adjectivos estão para lá, de qualquer símbolo ou lettering!

Falando agora um pouco sobre o título deste artigo, existem algumas etapas que devemos cumprir para criar uma marca completa e se possível de sucesso.

  1. Competências Estratégicas: O primeiro passo será perceber os factores intrínsecos da organização, o que realmente a distingue e quais as suas forças perante o mercado;
  2. Vantagem Competitiva: Qual é a nossa vantagem face à concorrência, o que estamos a fazer melhor ou mais adaptado às necessidades dos consumidores;
  3. Criar a Mensagem: Devemos pegar na nossa vantagem competitiva e partilhá-la com o nosso público alvo, com o objectivo de criar o maior impacto possível;
  4. Acção: A mensagem que transmitimos deve ser incorporada em todas as nossas acções, acima de tudo deve ser a empresa a demonstrar a atitude, que deseja ver nos seus clientes;
  5. Atenção: É importante estar atento ao feedback dos nossos clientes, não adianta continuarmos a apostar numa medida que se revelou produtiva no passado, se no presente a necessidade do consumidor se alterou.

Criar, gerir e manter uma marca é muito mais que 5 opções e um conjunto de palavras, trabalhar uma marca é senti-la para lá da sua essência. O que aqui partilho são algumas etapas que todas as marcas devem seguir, se irá ter sucesso não sei, mas se não tiver em conta estas etapas, atingir esse objectivo tornar-se-á mais difícil.

Fonte

Filipe Matos Pereira

 

 

Leave a Reply 0 comments