5 Previsões IBM – Análise de ADN

A manipulação genética do ADN, começa a ganhar terreno para no futuro fazer parte de um tratamento personalizado no combate ao cancro. O tiro de partida foi dado aquando do tratamento inovador da leucemia do Dr. Lukas Wartman.

Com o avanço da tecnologia, será possível num futuro próximo ter acesso a todo o historial de registos médicos do paciente e relacioná-los com o seu ADN, de forma a encontrar o tratamento mais adequado a cada paciente e respectivo quadro clínico.

O principal problema deriva da quantidade de informação médica disponível, que se estima que aumenta para o dobro a cada cinco anos. Para conseguir tratar toda essa informação, a IBM está já a desenvolver sistemas tecnológicos cognitivos que trabalham em nuvem e facilitam as pesquisas de dados sobre os pacientes. Assim teremos uma base de dados universal onde estarão as doenças, os tratamentos, os efeitos secundários e os resultados práticos para cada pessoa e que estará acessível aos médicos em qualquer parte do planeta que tenha acesso a uma ligação de Internet.

Estaremos perante o início de uma enciclopédia médica universal, actualizada diariamente e com métodos de pesquisa verdadeiramente inovadores e objectivos.

Fonte: IBM

Filipe Matos Pereira

Leave a Reply 0 comments