5 Previsões IBM – Educação

A IBM partilhou 5 previsões para os próximos 5 anos e eu nos próximos dias irei falar um pouco sobre cada uma delas.

Educação

Para a IBM, a educação será uma das áreas onde iremos observar grandes mudanças num futuro a curto prazo. Como em tudo onde a tecnologia intervém, a educação passará a ser mais personalizada e individualizada. Os sistemas tecnológicos cognitivos, através do processamento de linguagem natural, tornarão a aprendizagem de conhecimento através das máquinas, mais fácil para o utilizador.

Com esta interacção entre alunos e tecnologia é possível identificar onde cada pessoa tem maior dificuldade e torna-se mais fácil ao professor colmatar essa falha com cada aluno, individualmente. É também possível que num futuro próximo as salas de aula virtuais sejam compostas por área de interesse e não pelo nível de escolaridade dos alunos. Por exemplo, numa disciplina de Matemática Aplicada, poderemos ter pessoas com diferentes níveis de escolaridade, desde que demonstrem interesse pela matéria leccionada e capacidades para o acompanhamento da mesma.

A proliferação de cursos online pelas maiores universidades do mundo, tornam o acesso ao conhecimento disponível a qualquer pessoa que tenha uma ligação à Internet. O aumento da utilização de dispositivos moveis (smartphones e tablets) permite aos utilizadores assistir a aulas enquanto viajam de metro ou passeiam pelo parque. Este tipo de iniciativas é já uma realidade e podem ser encontradas num dos seguintes sites de educação à distância: Coursera, Udemy, MIT, Yale, entre muitos outros que podem encontrar através de uma rápida pesquisa no vosso motor de busca.

Fonte: IBM

Filipe Matos Pereira

 

Leave a Reply 0 comments