5 Previsões IBM – Segurança Digital

Com o aumento do volume de dados pessoais a circular na Internet, torna-se fundamental assegurar que toda a nossa informação está a salvo de ataques de pessoas menos bem intencionadas. O segurança digital irá aprender os nossos padrões de comportamento online, através da análise de dados antigos, que revelem as nossas preferências e distingam o que é um procedimento habitual, daquilo que não é.

Imaginem que andar de barco é um dos vossos maiores receios e que algures num ponto do globo, um hacker tenta comprar um barco com o vosso cartão de crédito, para além de ficarem a saber do sucedido em primeira mão, podem cancelar a transacção com um simples gesto no vosso smartphone.

Vamos imaginar uma outra situação, duas compras estão a ser feitas ao mesmo tempo com o vosso cartão de crédito, uma no valor de 40 euros e outra no valor de 4000 euros. Actualmente a compra de 4000 euros é averiguada por se tratar de uma transacção suspeita. No futuro o vosso segurança digital saberá que você se encontra numa ourivesaria a comprar um relógio na sua hora de almoço e suspeitará da transacção no posto de abastecimento de combustível, porque terá conhecimento que o seu carro tem o depósito cheio. Assim enviará um alerta para o smartphone e a acção fraudulenta poderá ser cancelada.

Para os mais esquecidos e que normalmente perdem os dispositivos móveis, o vosso segurança digital utilizará reconhecimento facial e/ou de impressões digitais e caso perceba que o dispositivo está a ser utilizado por mãos alheias, bloqueará automaticamente.

Estas são algumas das funcionalidades que poderão fazer do segurança digital o vosso melhor amigo num futuro muito próximo.

Fonte: IBM

Filipe Matos Pereira

 

 

Leave a Reply 0 comments