Caçadores de Tendências

Caçadores de tendências ou Cool Hunters, são profissionais atentos aos comportamentos emergentes nas mais diversas áreas da sociedade, pessoas com capacidade de observação que procuram fenómenos que indiciem uma “necessidade” futura. Da moda ao design, passando pela música e tecnologia, tudo é analisado com olho clínico na procura de uma nova oportunidade para as marcas.

Ser Cool Hunter é muito mais que tirar umas fotografias e dar uns palpites, é necessário muito trabalho de campo, estar atento 24 horas por dia, ter contactos com diferentes culturas, ser organizado e metódico na recolha de informação e ter a paciência necessária para conseguir um bom feeling.

Com a explosão da Internet é acessível a todas as pessoas interessadas, dar os primeiros passos nesta área. Estudar o consumidor e as suas interacções sociais pode ser uma tarefa elaborada a partir de casa. Para isso existem algumas ferramentas bastantes úteis, para quem pretende iniciar uma aventura como caçador de tendências.

AYR – Consulturia tendências e inovação;

Google Alerts – Alertas sobre pesquisas, previamente definidas pelo utilizador;

IceRocket – Permite pesquisar por referências a uma marca, em blogs, facebook e twitter;

Keotag – Pesquisa informação nas redes sociais através de palavras-chave;

SocialMention – Monitorização de palavras-chave em tempo real;

Trendalert – Observatório e agregador de tendências;

Trendwatching – Tendências mundiais;

Tweetbeep – Cria alertas sempre que o seu perfil, produto e empresa é mencionado no twitter;

Estas são apenas algumas das ferramentas que podemos encontrar disponíveis na Internet para nos auxiliar na pesquisa por informação relevante, caso queiram partilhar outras opções, enviem-me, que terei todo o gosto de incluir no artigo.

Para terminar, deixo-vos uma apresentação do Luís Rasquilha, que tive oportunidade de assistir no TEDxOporto 2013. Ele é o fundador da AYR Consulting e um especialista em ideias e tendências!

Filipe Matos Pereira

Leave a Reply 0 comments