Computação em nuvem

O que é?

A computação em nuvem é uma tecnologia que permite trabalhar com aplicações que não estão instaladas no nosso computador. Imaginem que o vosso disco rígido está alojado num servidor ligado à Internet (nuvem), que pode ser acedido de qualquer parte do mundo com acesso à Internet. As aplicações e/ou dados ficam disponíveis  a qualquer pessoa que tenha autorização para aceder à nuvem, essa autorização é efectuada pelo administrador.

Para que serve?

Existem algumas vantagens em utilizar a computação em nuvem, uma delas é a facilidade de aceder às aplicações independentemente do sistema operativo que estamos a utilizar. Vamos supor que temos uma conta no Google Drive, estamos no computador com sistema operativo windows e decidimos fazer uma folha de cálculo nesta aplicação. Na folha de cálculo colocamos as contas do mês de Janeiro, durante o dia podemos actualizar a folha de cálculo através do nosso smartphone com sistema operativo android, chega o fim de semana e enquanto relaxamos no sofá pegamos no iPad (ios) e fazemos o balanço semanal ao nível das despesas. Esta tecnologia permite que os nossos dispositivos fiquem integrados, desde que possuam uma ligação à Internet.

Exemplos:

Existem vários exemplos de computação em nuvem, vou deixar-vos apenas os mais conhecidos: Google Drive, Dropbox e iCloud.

Filipe Matos Pereira

Leave a Reply 0 comments