EdgeRank
O EdgeRank é o nome do algoritmo que o Facebook utiliza para determinar quais as “publicações” que devem ser mostradas no “feed” de notícias dos utilizadores.

- Affinity: É a relação que existe entre a publicação e o usuário que a visualiza. Se interagimos regularmente com as publicações de uma determinada marca, é de esperar que a nossa “afinidade” com essa marca tenha maior relevância para o algoritmo.
Weight: É o valor dado pelo algoritmo às interacções dos utilizadores/páginas, assim um comentário é mais valioso que um simples “like” e uma foto tem um valor superior às publicações de texto.
Time Decay: Refere-se à data da partilha da publicação, ou seja, quanto mais recente é a informação, maior é o valor atribuído.
O quadro que se segue demonstra diferentes EdgeRank’s que as publicações podem atingir:

Como podemos melhorar o EdgeRank?
- Devemos criar conteúdo objectivo e sucinto, partilhar informação relevante com os nossos seguidores é a melhor forma de manter o “buzz” sobre a nossa marca.
- Partilhar fotos e vídeos potencia a atenção e aumenta o envolvimento por parte dos utilizadores. O resultado é uma maior notoriedade da sua página no EdgeRank e aumento da assiduidade no “news feed”.
- A criação regular de conteúdo e uma comunicação transparente são elementos fundamentais para a credibilidade juntos dos nossos “amigos”.
Fontes: http://www.whatisedgerank.com/ http://socialmediatoday.com http://www.itsinindia.com
Filipe Matos Pereira