Efeito de dominância assimétrica
Novembro 20, 2018
Daily Routine Text
O efeito de dominância assimétrica acontece quando a uma escolha entre duas opções, adicionamos uma terceira opção que domina de forma assimétrica.
O exemplo que segue foi testado pelo professor Dan Ariely (autor do livro Previsivelmente Irracional) com os alunos do MIT e consistia na escolha de uma assinatura anual da revista The Economist.
Quando foram dadas duas opções aos alunos os resultados foram os seguintes:
A) Assinatura Online por 60€- 68% das escolhas
B) Assinatura em papel + Assinatura online por 125€ - 32% das escolhas
Quando se juntou uma terceira opção, cuja a oferta era inferior à opção mais cara mas onde era mantido o preço, os resultados alteraram-se por completo:
A) Assinatura Online por 60€- 16% das escolhas
B) Assinatura em papel por 125€- ninguém escolheu esta opção
C) Assinatura em papel + Assinatura online por 125€ - 84% das escolhas
Imaginem que pedem a um grupo de mulheres para escolherem o homem mais bonito entre duas fotografias de homens igualmente atraentes, a probabilidade de nenhum dos homens se destacar do outro é grande pois a beleza é uma característica comum a ambos.
Se alterarmos digitalmente uma das fotografias para que consigamos que um dos homens fique menos atraente e juntarmos essa fotografia às duas opções anteriores, a escolha irá recair maioritariamente no homem atraente cuja fotografia foi alterada e adicionada às duas primeiras opções.
Estejam atentos e vão encontrar efeito de dominância assimétrica em muitos momentos do vosso quotidiano.