Filipe Matos Pereira

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Efeito de dominância assimétrica

O efeito de dominância assimétrica acontece quando a uma escolha entre duas opções, adicionamos uma terceira opção que domina de forma assimétrica.

O exemplo que segue foi testado pelo professor Dan Ariely (autor do livro Previsivelmente Irracional) com os alunos do MIT e consistia na escolha de uma assinatura anual da revista The Economist.

Quando foram dadas duas opções aos alunos os resultados foram os seguintes:

A) Assinatura Online por 60€- 68% das escolhas
B) Assinatura em papel + Assinatura online por 125€ - 32% das escolhas

Quando se juntou uma terceira opção, cuja a oferta era inferior à opção mais cara mas onde era mantido o preço, os resultados alteraram-se por completo:

A) Assinatura Online por 60€- 16% das escolhas
B) Assinatura em papel  por 125€- ninguém escolheu esta opção
C) Assinatura em papel + Assinatura online por 125€ - 84% das escolhas

Imaginem que pedem a um grupo de mulheres para escolherem o homem mais bonito entre duas fotografias de homens igualmente atraentes, a probabilidade de nenhum dos homens se destacar do outro é grande pois a beleza é uma característica comum a ambos.

Se alterarmos digitalmente uma das fotografias para que consigamos que um dos homens fique menos atraente e juntarmos essa fotografia às duas opções anteriores, a escolha irá recair maioritariamente no homem atraente cuja fotografia foi alterada e adicionada às duas primeiras opções. 

Estejam atentos e vão encontrar efeito de dominância assimétrica em muitos momentos do vosso quotidiano. 
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