Função do marketing na estratégia de uma empresa

Quando uma empresa define a sua estratégia deve ter em consideração a função do marketing e a relevância que a mesma deve ter em todo o processo.

Nas disciplinas de marketing o professor começa invariavelmente por contextualizar a origem do marketing e a sua evolução.

É uma abordagem que faz todo o sentido, pois permite fazer o enquadramento da função do marketing e torna mais fácil a compreensão de conceitos como segmentação, posicionamento, visão, missão, 4 P’s, etc.

Com o aparecimento em massa das ferramentas digitais, o mercado sentiu a necessidade de encontrar rapidamente profissionais que ocupassem as vagas que iam surgindo e para as quais não existiam recursos humanos disponíveis.

O problema de existir uma oferta superior à procura é que a substância perde para trivialidade, e com o tempo aquilo que é verdadeiramente importante fica para segundo plano.

Uma empresa não necessita de uma página de facebook, uma empresa não precisa de uma ferramenta de automação, uma empresa não tem que ter a melhor ferramenta de CRM do mercado.

Aquilo de que uma empresa necessita é de uma estratégia, e é nesse momento que começa a função do marketing.

Depois de estudar o mercado, de conhecer as características que o cliente valoriza, de escolher os canais de venda e de definir um posicionamento, estamos prontos para “produzir”. A escolha e a utilização de ferramentas digitais, deve obedecer ao mesmo critério e processo.

Mais importante que definir como vamos, é saber para onde queremos ir!

É por tudo isto que é tão importante perceber a verdadeira função do marketing, seja o administrador de uma empresa ou o profissional que pretende fazer carreira na área. 

Theodore Levitt escreveu que “um sector de actividade representa um processo de atendimento das necessidades do cliente e não um processo de produção de bens”.

É função do marketing focar-se na volatilidade do mercado e dos hábitos de consumo, para depois definir a abordagem correcta da comunicação, dos canais e da equipa de vendas. 

"Marketing has 3 objectives - increase sales (do so by being TOM for a feature), increase market share (do so by increasing love of brand), increase profit (do so by reducing price sensativity through adding value)" - Joah Santos.

Leave a Reply 0 comments