Gestores made in India

Satya Nadella (Microsoft), Sundar Pichai (Google) e Indra Nooyi (PepsiCo) são três exemplos de gestores que nasceram na Índia e construíram carreiras de sucesso.

Existem outros profissionais indianos que poderiam ser referenciados mas o mais importante é perceber porque os gestores made in India, são tão bons.

Um artigo do site QZ enumera algumas características que ajudam a compreender o sucesso dos gestores indianos.

Competitividade intensa 
Os estudantes indianos sabem que através da educação podem melhorar a sua qualidade de vida e ter acesso a novas oportunidades. São pessoas que trabalham muito e com foco.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO
A diversidade e inclusão são valores interiorizados desde muito cedo, na escola é comum compartilharem o almoço com pessoas de diferentes estados, ou cantarem hinos cristãos durante o dia e à noite orarem a um deus hindu. 

SABEM LIDAR COM A AMBIGUIDADE
Da imprevisibilidade do clima à insegurança das infra-estrutras e meios de transporte aprendem desde muito novos a lidar com a incerteza e têm facilidade em se adaptarem a sistemas que funcionam com falhas. 

VALORES FAMILIARES
As crianças indianas são influenciadas e inspiradas pelos seus familiares, crescem num ambiente saudável, que valoriza a educação e que lhes transmite segurança para perseguirem os seus objectivos. São pessoas capazes, com autoconfiança e grande capacidade de resiliência.

 "Não interessa se é forte, importante é ser flexível ."  - Autor desconhecido


Leave a Reply 0 comments