Google e Apple com estratégias invertidas

A Nest Labs é uma empresa que tem como objectivo reformular o design dos objectos mais banais que temos dentro das nossas casas, como comprova o primeiro produto da empresa, um termóstato inteligente.

A Nest Labs foi fundada pelo antigo Vice-Presidente Sénior da Apple Tony Fadell e tem nos seus quadros mais de 100 antigos funcionários da lendária marca da maça. Em Janeiro de 2014, a Google comprou a empresa de Fadell por cerca de 25 mil milhões de euros mas manteve-o no cargo de CEO.

Tony Fadell foi um dos responsáveis pelo primeiro iPod e iPhone e é conhecido pela sua obsessão pela originalidade e perfeição. Existem já rumores de que Fadell poderá ser o próximo responsável pelo hardware da Google, o que poderia originar a reinvenção de um novo “iPhone” mas agora com o sistema operativo Android.

Por outro lado a Apple lançou recentemente o HomeKit, um software de código aberto para que programadores de todo o mundo, idealizem novos produtos para o lar.

Resumindo, temos a Google a apostar no design e a Apple a fornecer código aberto, a única certeza é que será o consumidor o maior beneficiado no meio desta revolução tecnológica.

P.S. Para maior aprofundamento deste tema, recomendo a leitura da Executive Digest de Dezembro de 2014.

Filipe Matos Pereira

Leave a Reply 0 comments