H2H – O marketing para as pessoas

Existem duas formas de as empresas abordarem o Marketing, a primeira é o Business-to-Business (B2B) quando o nosso cliente e/ou parceiro é uma empresa e a segunda o Business-to-Consumer (B2C) quando o objectivo é vender directamente ao consumidor final. Este tipo de abordagem que ainda é comum à maioria das empresas, pode num futuro próximo dar lugar ao Human-to-Human (H2H)

O H2H, foca a sua atenção nas pessoas, na interacção que existe entre quem oferece e quem está disposto a receber. Num mundo cada vez mais marcado pelo excesso de informação e falta de filtros que a segmente por relevância e qualidade, é através das emoções que as empresas podem destacar-se dos seus concorrentes, no mercado onde actuam.

Vejamos o exemplo da Budweiser que na sua nova campanha publicitária, elaborada para o Super Bowl 2014, retirou qualquer tipo de apelo ao seu produto, para contar uma história de amor entre um cão e um cavalo. Esta abordagem ao lado sentimental das pessoas é um factor diferenciador e faz com que o potencial consumidor se identifique com a marca. O vídeo que se segue é da campanha publicitária que descrevo e teve 37’165’521 (milhões) de visualizações, em apenas 5 dias!

Os negócios, podem não ter emoções mas as pessoas têm. As pessoas gostam de ser incluídas em algo que considerem maior que a sua própria existência, gostam de sentir, gostam de perceber que as marcas estão a trabalhar para as satisfazer. A comunicação não tem que ser complicada, basta ser simples e genuína. Humilde, ao ponto de perceber que somos todos Humanos, que já passamos por diferentes experiências e sabemos dar o valor a pequenas mensagens que nos façam pensar com o coração…

Filipe Matos Pereira

Leave a Reply 0 comments