Linkedin – Para onde olham os recrutadores

O Linkedin é assumidamente uma rede social para quem procura potenciar a carreira profissional e pretende fazer crescer a sua rede de contactos. Com regras específicas e um ambiente mais formal do que redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Google +, é necessário assumir uma postura profissional em tudo o que fazemos nesta rede.

O nosso perfil deve apresentar-se limpo e organizado para que permita uma fácil visualização a quem visita a nossa página, uma boa “1ª impressão” aumenta a nossa oportunidade de estabelecer um novo contacto. Recentemente num estudo levado a cabo pela tobii empresa líder mundial em eye tracking,  pediu-se a um grupo de 20 recrutadores para encontrarem na rede Linkedin um perfil que se enquadra-se na organização a que cada um deles pertence. A única regra era cada recrutador visualizar no mínimo 3 perfis de pessoas diferentes. Após análise dos padrões de leitura, concluiu-se que o olhar dos 20 recrutadores incidia nos seguintes pontos da página:

Fonte: https://infogr.am/tobii-linkedin-15

Fonte: https://infogr.am/tobii-linkedin-15

De todo o tempo despendido pelos recrutadores 59,5% desse tempo foi a olhar para a zona da experiência do candidato, 100% dos recrutadores visualizaram a secção da experiência e 25% não viu a secção das habilitações literárias. Este estudo vem demonstrar onde devemos colocar o nosso foco  quando idealizamos o nosso perfil de Linkedin.

Neste link, têm acesso ao infográfico que utilizei para recolher a imagem e todos os dados que apresento no artigo.

Boa leitura.

Filipe Matos Pereira

Leave a Reply 0 comments