MarTech – Tecnologia ao serviço do Marketing

Martech é a combinação das palavras Marketing + Technology e designa o mercado de produtos tecnológicos que dão apoio à área do marketing. Com o crescimento da utilização dos canais digitais tornou-se necessário recorrer a ferramentas que ajudem os profissionais de marketing a trabalhar e acompanhar cada um dos estágios da customer journey

Com o objectivo de dar resposta a esta necessidade, foram sendo criadas múltiplas plataformas com funções e objectivos distintos. A imagem que se segue apresenta as principais empresas martech para as categorias de publicidade online, analytics, marketing de conteúdo, CRM e social media:

empresas martech

O grau de conhecimento sobre cada uma das ferramentas vai depender do seu objectivo e do tipo de empresa onde desempenha funções. Se trabalha numa pequena ou média empresa onde os recursos humanos são escassos é natural que tenha que conhecer um pouco de cada uma das ferramentas para que as possa utilizar de forma correcta e de acordo com os objectivos estabelecidos.

No entanto, se trabalha numa empresa onde os recursos humanos não são um problema é expectável que exista um especialista com conhecimento profundo de como utilizar e quais as potencialidades de cada uma das ferramentas martech que a empresa possui. Para quem lidera uma equipa de marketing não é exigido que conheça em profundidade todas as aplicações mas é esperado que saiba como se interligam e quais os objectivos isolados de cada uma das ferramentas.

Conhecer em profundidade uma ferramenta como  o Google Adwords, por exemplo, pode permitir que trabalhe por conta própria, podendo dar formação a pessoas que procurem aprender a utilizar correctamente a ferramenta ou trabalhar como consultor para ajudar as empresas a maximizar os seus investimentos. Quando falamos de empresas que investem milhares de euros em publicidade online, contar com os serviços de um especialista pode a curto / médio prazo significar um maior retorno do investimento. 

Leave a Reply 0 comments