Nenhuma estratégia de marketing faz esquecer um mau atendimento

As empresas investem todos os anos consideráveis quantias de dinheiro na melhoria da sua comunicação e na procura de novas estratégias que tornem as organizações mais competitivas. Análise de Big Data, complexos e renovados sistemas de CRM, utilização do social media para chegar mais próximo do cliente, entre muitas outras práticas comuns no meio empresarial actual.

Todas estas acções são importantes e verdadeiramente diferenciadoras num mercado cada vez mais global e em constante mudança, torna-se por isso necessário detectar o mais ínfimo pormenor que nos alerte para uma possível nova tendência ou alteração no comportamento de compra do consumidor.

Mas existe algo que os milhões de euros gastos em comunicação ou estratégias digitais não conseguem fazer esquecer, que é, um mau atendimento. Nenhuma campanha publicitária ou plano de marketing é imune a uma má experiência por parte de um cliente no processo de aquisição do produto.

Nas mesas de café não se discutem os planos de negócio de determinada empresa ou as suas estratégias comerciais, mas sim a qualidade dos produtos e a capacidade de estabelecer uma relação entre a marca e o cliente, por parte do vendedor.

Filipe Matos Pereira

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