O poder da identidade
Dezembro 20, 2018
Daily Routine Text
A Coca-Cola é muitas vezes utilizada como exemplo para demonstrar o poder da identidade de uma marca enquanto vantagem competitiva.
Imagine que por uma coincidência invulgar, todos os activos físicos da Coca-Cola ardiam.
Qual seria a capacidade da empresa financiar-se para colocar as suas operações a funcionar novamente?
A maioria das respostas refere que a Coca-Cola atrairia facilmente investidores em busca de retornos futuros.
Devido ao poder da identidade da marca, assim que as operações estivessem restabelecidas, as vendas e os lucros decorrentes das mesmas seriam repostos a médio prazo.
No entanto, se por uma qualquer amnésia global 7 mil milhões de pessoas deixassem de saber o que é e a que sabe a Coca-Cola, mesmo com os activos físicos intactos, a empresa dificilmente conseguiria financiamento para manter ou aumentar as suas operações!
Os cenários descritos são improváveis de acontecer mas é inegável que o poder da identidade de uma marca é muitas vezes superior aos activos físicos que essa mesma empresa possui.