Porque erram as sondagens?

As recentes sondagens sobre as eleições no Reino Unido comprovam que as pessoas na maioria das vezes não fazem aquilo que dizem ou que inicialmente pensaram.

Este é um erro comum em empresas que procuram perceber os seus clientes através de questionários ou formulários de satisfação. É enganador acreditar que as pessoas irão ser sinceras ou completamente verdadeiras naquilo que escrevem ou nas opções que escolhem, devemos inverter o provérbio para : “Olha para o que eu faço e não olhes para o que eu digo”.

Temos que estudar o cliente observando-o no seu processo de compra, na forma como gosta de passar o tempo que tem disponível, no que faz enquanto vai para o emprego ou até nos cuidados que tem com a saúde e o seu corpo. É através da observação de pequenos padrões de consumo que se iniciam os processos de identificação de tendências e que levam as empresas a apostarem na inovação dos seus produtos.

A inovação é o combustível dos negócios mas apenas as mudanças que acrescentem valor ao mercado irão ser bem sucedidas, é importante estar atento e não acreditar apenas no que nos dizem os clientes.

Filipe Matos Pereira

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