Prioridades

Há algo que não nos ensinam na escola mas que nos acompanha ao longo da vida, estabelecer prioridades é fazer escolhas de acordo com os nossos objectivos. Nem sempre é fácil trabalhar em pormenores que não produzem resultados instantâneos, é necessário foco, disciplina e ter sempre em atenção o objectivo final.

Mike Flint, piloto de avião de Warren Buffett afirma que aprendeu uma lição importante com o guru dos negócios no que toca a estabelecer prioridades. Dizia ele que em conversa com Warren Buffett, o magnata pediu que Flint escrevesse numa folha de papel 25 objectivos que o piloto gostaria de concretizar em vida. Depois, pediu-lhe que da lista de 25 objectivos sublinhasse os 5 mais importantes. 

Warren Buffett pegou na folha de papel e dividiu os objectivos em duas listas, na primeira lista ficaram os 5 objectivos mais importantes para Flint e na segunda lista os restantes 20 objectivos. Questionado sobre como pensaria trabalhar para atingir as metas a que se propunha, Mike Flint respondeu que se iria focar nos 5 objectivos da primeira lista e que de quando em vez, iria despender algum tempo para atingir também os da segunda lista. Warren Buffett olhou para o piloto e disse que o seu ponto de vista estava errado. Se Mike Flint pretendia ter sucesso nos 5 objectivos mais importantes da sua vida, deveria pegar na segunda lista e queimá-la, focando-se apenas no que era importante.

Não sou tão inflexível como Warren Buffet mas há algo nesta história que me parece pertinente (para além de todo o sucesso que Warren Buffett já atingiu), estabelecer objectivos e encará-los como prioridades é a única forma de atingirmos o sucesso nas áreas da nossa vida onde queremos assumir esse compromisso.

Filipe Matos Pereira

Leave a Reply 0 comments