Processamento de Linguagem Natural

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é a capacidade de um programa de computador perceber e interpretar a linguagem humana. O PLN é uma sub-área da Inteligência Artificial.

O grande desafio do desenvolvimento de aplicações de PLN é forma de interacção entre o homem e a máquina, as linguagens de programação são bastante rígidas e objectivas, o que facilita a compreensão de “ordens humanas” por parte do computador. No que à linguagem humana diz respeito o caso muda de figura, a nossa linguagem é ambígua e torna a comunicação entre o utilizador e a máquina uma tarefa difícil de antecipar por parte dos programadores das aplicações. Se pensarmos nos actuais assistentes de voz (Google Now, Siri, etc) percebe-se que uma ligeira alteração no sotaque ou dicção, faz com que a aplicação não reconheça os nossos comando vocais.

Os actuais sistemas de PLN são elaborados através de aprendizagem de máquina, que se baseia na extracção de padrões de um grande volume de dados, um ramo da Inteligência Artificial que tem como objectivo melhorar a própria compreensão da máquina. A maior parte do desenvolvimento do Processamento de Linguagem Natural tem como origem a pesquisa empresarial, que vê nesta área uma das bases para a computação em nuvem.

As principais tarefas dos software baseados em PLN, são:

Part-of-speech tagging: analisa e classifica as palavras por género (substantivo, verbo, adjectivo, etc);

Deep Analytics: transforma uma grande quantidade de dados em informação útil para as organizações;

Named-entry recognition: analisa e classifica elementos do texto em categorias pré-definidas (nome, localização, valores monetários, etc);

Co-reference: relaciona duas ou mais expressões que se referem ao mesmo objecto.

:“O produto x é um excelente calmante, proporciona um sono nas nuvens.” / “A computação em nuvem é o futuro na área empresarial”. Com o uso do PLN, conseguimos fazer com que a máquina compreenda a diferença de significados entre as duas frases. A que se refere à nuvem enquanto adjectivo e a que se refere à nuvem enquanto substantivo.

Um dos maiores desafios do Processamento de Linguagem Natural será fazer desaparecer a necessidade de utilizar linguagens de programação, ou seja, os computadores passariam a funcionar a partir da linguagem humana. Possível ou impossível?

Filipe Matos Pereira

Leave a Reply 0 comments