Filipe Matos Pereira

Gestor de Marketing

Area Manager

Filipe Matos Pereira

Gestor de Marketing

Area Manager

Blog Post

As tribos no marketing

Abril 15, 2014 Marketing

Na revista MARKETEER referente ao mês de Março, foi publicado um artigo sobre as tribos no marketing. Para quem gosta de Setth Godin este tema não é novo mas encontra-se bastante actual. O marketing de massas há já algum tempo que deixou de surtir efeito, é necessário explorar novas estratégias e o marketing tribal assume-se como uma alternativa com potencial.

Para começar devemos definir o que é Marketing Tribal, que se caracteriza pela criação de emoções afectivas em torno de um produto ou serviço. O marketing tribal pretende envolver o cliente com a marca, cultivando uma relação de proximidade em que o sentimento de pertença a um grupo (tribo)  é estimulado pela troca de opiniões entre a marca e os clientes. Ou seja, a marca deixa de comunicar para as pessoas e passa a comunicar com as pessoas.

Podemos abordar o marketing tribal de duas formas, analisando os clientes de uma marca, percebendo as suas principais características e juntá-los numa mesma tribo, ou, encontrar uma tribo já existente e liderá-la, oferecendo um produto ou serviço que vá de encontro às necessidades da tribo. Em qualquer um dos casos “a empresa deve entrar na tribo de forma cuidadosa e partilhar a mesma linguagem, rituais e emoções” (Marketeer, nº212).

As redes sociais vieram dinamizar a criação de tribos e graças à Internet as fronteiras geográficas foram eliminadas. Os marketeers devem ser os líderes dessas tribos, com o objectivo de aumentar o conhecimento sobre os seus elementos. Incentivar o diálogo e suscitar a curiosidade são duas das tarefas do líder de uma tribo, pois é nesta interactividade que serão desvendadas informações e opiniões sobre determinada marca, pelos seus utilizadores.

“Na sociedade moderna, os marketeers não podem ser apenas marketeers, têm que ser líderes tribais, pois é na liderança da tribo que está a capacidade de influenciar os consumidores, membros dessa tribo” (Marketeer, nº212).

Filipe Matos Pereira

Write a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.